HOME // DEFESAS

 

Data: 18/08/2010
Local: Auditório Ney Palmeiro - HUPE
Horário - 14 h

DISSERTAÇÃO PG-FISIOCIRURGIA - MESTRADO

Área de Concentração: Técnica Operatória e Cirurgia Experimental

CAROLINA CROCCIAE-mail: biamatzke@ig.com.br

 

"EFEITO DA DIETA À BASE DE BIOMASSA DE COGUMELO DO SOL (Agaricus blazei, Murrill) NO PARÊNQUIMA PULMONAR DE RATOS WISTAR SUBMETIDOS À ESTÍMULO CARCINOGÊNICO PELA NITROSAMINA 4-METILNITROSAMINA-1-3PYRIDIL-1BUTANONA (NNK)"
Orientador: Prof. Dr. Rodolfo Acatauassú Nunes e Coorientadores: Prof. Dr. Luiz Felipe Ribeiro Pinto e Prof. Dr.Armando U. O. Srur

DISSERTAÇÃO

RESUMO
Os cogumelos há muitos anos vêm sendo utilizados na alimentação por seus valores nutricionais e/ou como agente terapêutico. Um dos fungos mais estudados atualmente é o Agaricus blazei Murrill, popularmente conhecido como “Cogumelo do Sol”, em função dos efeitos benéficos que lhe é creditado na prevenção de câncer. O estudo analisou os efeitos da ingestão do A. blazei, no parênquima pulmonar de ratos Wistar submetidos a estímulo carcinógeno induzido pela nitrosamina 4-(metilnitrosamina)-1-(3-piridil)-1 butanona NNK, potente carcinogênico pulmonar sistêmico em roedores. Foi preparado extrato aquoso de A. blazei nas doses de 14,3 mg e 42,9 mg administrado por gavagem durante 22 semanas juntamente com a NNK administrada via subcutânea na dose de 1,5 mg de NNK/Kg de peso corporal do animal durante 20 semanas. Foram formados seis grupos experimentais: Grupo Controle (GC); Grupo Cogumelo do Sol nas doses de 14,3 mg e 42,9 mg por gavagem e injeção de óleo de milho subcutânea (CSOL 14,3 e CSOL 42,9); Grupo Nitrosamina (GN) com injeção de NNK subcutânea e salina por gavagem; Grupo Nitrosamina com Cogumelo do Sol nas doses de 14,3 e 42,9 mg (NSOL 14,3 e NSOL 42,9). Os animais foram submetidos à tomografia computadorizada (TC) para monitoramento do surgimento de possíveis tumores, foi analisado também peso corporal, consumo de ração ao longo de todo o experimento e realizada a composição centesimal do A. blazei Murrill. Ao final do experimento os animais foram sacrificados e foram analisados: hemograma completo, hepatograma, colesterol, triglicerídeo, análise macroscópica e microscópica do pulmão e a análise de curtose da curva do histograma fornecido pelo software BEBÚI utilizado no estudo através da imagem pulmonar da TC. Como conclusão foi verificada que a substânci a NNK na dose utilizada neste experimento não foi capaz de desenvolver uma neoplasia pulmonar nos animais estudados no período do experimento; no presente modelo experimental as diferenças encontradas nas análises histopatológicas e na análise da curtose mostram que a dose de cogumelo do sol de 14,3 mg se mostrou mais eficaz contra as inflamações e surgimento de opacidades se comparada à dose de 42,9 mg.
Palavras-Chave: Agaricus blazei Murrill, nitrosamina, beta-glucana, carcinogênese, inflamação pulmonar.

AVALIADOR PRÉVIO:

Prof. Dr. Marcos Bettini Pitombo (UERJ)

BANCA

Presidente: Prof. Dr. Ruy Garcia Marques (UERJ)

Membros Titulares:

Prof. Dr. Eduardo Haruo Saito (UERJ)
Prof. Dr. Rossano Kepler Alvim Fiorelli
Prof. Dr. Ruy Garcia Marques
(UERJ)

Membros Suplentes:

Prof. Dr. Marcos Bettini Pitombo (UERJ)
Profa. Dra. Maria Ribeiro Santos Morard