HOME

Data: 05/10/2016
Local: Auditório da Ginecologia, 5º andar do Hospital Universitário Pedro Ernesto

Horário - 16 h

DEFESA PG-FISIOCIRURGIA - MESTRADO

Área de Concentração: Técnica Operatória e Cirurgia Experimental

LINHA DE PESQUISA: ESTUDO DA MATRIZ EXTRACELULAR E DO ESTROMA NA CICATRIZAÇÃO TECIDUAL EM DIFERENTES SITUAÇÕES EM CIRURGIA

NSINGI NISOSOLO ANTONIO

e-mail: nsingantnio@yahoo.com.br

" AVALIAÇÃO MORFOLÓGICA E IMUNO-HISTOQUÍMICA DO EFEITO ISOLADO E COMBINADO DA PENTOXIFILINA E DA HIALURONIDASE EM RETALHOS CUTÂNEOS RANDOMIZADOS EM RATOS "
Orientador: Prof. Dr. Ruy Garcia Marques e Coorientador: Profa. Dra. Andrea Monte Alto Costa (UERJ - DHE)

RESUMO

Os retalhos cutâneos randomizados são utilizados com muita frequência em Cirurgia Plástica, sobretudo para a reconstrução de tecidos, mas a possibilidade de ocorrência de necrose tem desafiado o seu uso. Vários estudos têm sido realizados visando encontrar meios para diminuir sua ocorrência. Para se avaliar o efeito isolado e combinado da pentoxifilina e da hialuronidase em retalhos cutâneos randomizados em ratos, foram utilizados 50 ratos Wistar machos, distribuídos em cinco grupos de dez: Controle I (CTL- I) – nenhum tratamento; Controle II (CTL -II) – solução salina intraperitoneal (IP) duas vezes por dia e intralesional (IL) uma vez por dia; Pentoxifilina (PTX) – pentoxifilina intraperitoneal duas vezes por dia e solução salina intralesional , uma vez por dia; Hialuronidase (HLD) – hialuronidase intralesional, uma vez por dia e solução salina por via intraperitoneal duas vezes por dia grupo; Pentoxifilina + Hialuronidase (PTX + HLD) – combinação das drogas nas mesmas doses e vias de administração. Todas as substâncias foram administradas do 1.o ao 13.o dia do pós-operatório, A área de necrose foi medida nos dias 7 e 14 de pós-operatório, os animais foram mortos no 14.o dia, e foram coletadas amostras para exame histológico e imuno-histoquímico. A percentagem da área de necrose no 7.º dia nos grupos PTX (M = 33,16 %; DP=±7,75), HLD (M = 21,04 %; DP=±7,13) e PTX + HLD (M = 28,04 %;DP=±10,50) foi menor (P<0,0001) quando comparadas aos grupos CTL -I (M = 48,17 %; DP=±9,18) e CTL - II (M = 46,24 %; DP=±8,02); no 14.o dia, os grupos PTX (M = 41,91 %; DP=±6,15) , HDL (M = 43 %;DP=±4,711) , e PTX + HLD (M = 40,56 %; DP=±8,67) também apresentaram menor área de necrose (P<0,001) quando comparados aos grupos CTL -I (M = 53,61 %;DP=±5,581) e CTL - II (M = 52,07 %; DP=±6,79). PTX e PTX - HLD apresentaram menor celularidade (P < 0,002) e VV de macrófagos (P < 0,003) e miofibroblastos (P <0,0001) em relação aos controles; PTX mostrou maior LV dos vasos sanguíneos em comparação com todos os outros grupos (p <0,0001). Neste modelo experimental, o uso isolado ou combinado de ambas as substâncias, aumentou a viabilidade dos retalhos, quando comparados aos controles. No 7º dia, o grupo PTX apresentou menor viabilidade que o HLD, enquanto que no 14o dia não houve diferença entre os grupos tratados. O uso isolado da PTX apresentou maior LV dos vasos sanguíneos e menor celularidade na derme profunda que quando utilizada em combinação com a HLD. Por outro lado, a utilização combinada dessas drogas mostrou-se mais eficiente em reduzir a celularidade da derme superficial e a VV dos macrófagos que o uso isolado da HLD.

Palavras-chaves: retalho cutâneo randomizado, viabilidade, necrose, pentoxifilina, hialuronidase.

AVALIADOR PRÉVIO:

Dr. Waldemar Silva Costa (UERJ)

BANCA

Presidente: Dr. Waldemar Silva Costa (UERJ)

Membros Titulares:

Dr. Waldemar Silva Costa (UERJ)
Dr. Fernando Serra Guimarães (UERJ)
Dr. Marcelo Abidu Figueiredo (UFRRJ)

Membros Suplentes:

Dr. Ana Cláudia Weck Roxo (UERJ)
Dr. Marco Aurélio Pereira Sampaio (UFF)

HOME