HOME

Data: 28/02/2018
Local: Auditório 477, 4º andar - Hospital Universitário Pedro Ernesto
- HUPE
Horário:- 16 h

DEFESA PG-FISIOCIRURGIA - MESTRADO

Área de Concentração: Sistema Urogenital

LINHA DE PESQUISA: ANÁLISE ESTRUTURAL, ULTRA-ESTRUTURAL DO PÊNIS, PREPÚCIO, URETRA, BEXIGA E URETER, EM SITUAÇÕES NORMAL E PATÓGICA EM HUMANOS E ANIMAIS DE EXPERIMENTAÇÃO

MARCELLO HENRIQUE ARAÚJO DA SILVA

e-mail: marcellohas@yahoo.com.br

“AVALIAÇÃO HISTOMORFOMÉTRICA DO CORPO CAVERNOSO DO RATO APÓS O TRATAMENTO COM DUTASTERIDA OU FINASTERIDA EM UM MODELO DE HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA”
Orientador: Prof. Dr. Diogo Benchimol de Souza

Bolsa: CAPES

Dissertação

RESUMO

A disfunção erétil é um efeito adverso comum dos tratamentos com dutasterida e finasterida, para a hiperplasia prostática benigna (HPB). Mas não se sabe o que acontece na morfologia do corpo cavernoso após o tratamento com esses fármacos. O objetivo deste estudo foi investigar mudanças estruturais no pênis de um modelo de HPB tratado com dutasterida ou finasterida. Sessenta ratos machos foram divididos nos seguintes grupos: Ctrl, ratos Wistar Kyoto não tratados; Ctrl+D, ratos Wistar Kyoto que receberam dutasterida; Ctrl+F, ratos Wistar Kyoto que receberam finasterida; HPB, spontaneously hypertensive rats (SHR); HPB+D, SHR tratados com dutasterida; e HPB+F, SHR tratados com finasterida. Todos os tratamentos foram realizados durante 40 dias. Após o tratamento os pênis foram coletados e os corpos cavernosos foram analisados utilizando métodos histomorfométricos. Foram analisados a área transversal do pênis e a densidade superficial (Sv) das fibras musculares lisas, tecido conjuntivo, fibras do sistema elástico e espaços sinusoidais do corpo cavernoso. Os resultados foram comparados pela ANOVA unidirecional com o pós-teste de Bonferroni, considerando p<0,05 como significativo. Os grupos Ctrl+D e Ctrl+F apresentaram reduções significativas na área peniana, mas aumentaram a Sv das fibras do sistema elástico em comparação com o grupo Ctrl. O grupo Ctrl+D apresentou uma redução da Sv do músculo liso. O grupo HPB apresentou uma maior Sv do tecido conjuntivo, mas a Sv do espaço sinusoidal foi inferior em comparação com o grupo Ctrl. Os grupos HPB+D e HPB+F mostraram uma redução no Sv do músculo liso, quando comparados ao grupo de HPB. Além disso, o grupo HPB+D aumentou a Sv do tecido conjuntivo e a Sv das fibras do sistema elástico, em comparação com o grupo HPB. Tanto a dutasterida quanto a finasterida promoveram modificações penianas quando comparados aos grupos controle e ratos com HPB, embora estas fossem mais proeminentes nos animais HPB. Dutasterida foi a droga que mais afetou o corpo cavernoso neste modelo de roedores.

Palavras-chaves: Dutasterida. Disfunção erétil. Finasterida. Hiperplasia benigna da prostate. Rato espontaneamente hipertenso. Pênis.

AVALIADOR PRÉVIO:

Prof. Dr. Waldemar Silva Costa (UERJ)

BANCA

Presidente: Dr. Waldemar Silva Costa (UERJ)

Membros Titulares:
Dr. Waldemar Silva Costa (UERJ)
Dr. Marco Aurélio Pereira Sampaio (UFF)
Dr. Bruno Félix Patrício (UFF)

Membros Suplentes:
Dra. Bianca Martins Gregório (UERJ)

HOME