HOME
   

PROPOSTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOPATOLOGIA E CIÊNCIAS CIRÚRGICAS

O PG-FISIOCIRURGIA visa à formação de pessoal de nível superior, altamente qualificado, para o ensino superior e para a produção científica, especialmente aplicada à prática cirúrgica e ao entendimento fisiopatológico.

A criação do Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas (PG-FISIOCIRURGIA), cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, vem atender a um anseio antigo da comunidade acadêmica da UERJ, de todo o estado do Rio de Janeiro e mesmo do país, uma vez que representa uma integração perfeita e profícua entre a área de pesquisa básica aplicada e a área cirúrgica, ou seja, a pesquisa da bancada à beira do leito, que é a tendência atual e ideal da pesquisa.

O PG-FISIOCIRURGIA congrega diversos professores já com larga experiência em pós-graduação stricto sensu, orientação e produção acadêmica. A produção acadêmica relevante é verificada através de diversos grupos e linhas de pesquisa sedimentadas, onde se encontram diversos professores com Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Diversos cursos de pós-graduação stricto sensu na área cirúrgica foram descredenciados ao longo dos últimos 6 anos, em virtude de nova política de pós-graduação da CAPES, e por não se adaptarem a esta nova política. Assim, existe uma demanda importante por parte de graduados, e que necessitam de um Programa de Pós-Graduação em Cirurgia, nos padrões mais atuais e dentro da política atual de pós-graduação stricto sensu da CAPES.
A proposta da PG-FISIOCIRURGIA se encaixa perfeitamente dentro da política de pós-graduação stricto sensu atualmente em vigor na Grande Área de Saúde, e em especial e especificamente na Área de Medicina III da Capes.

O coordenador do programa é o professor Francisco Sampaio, Professor Titular do IBRAG UERJ, Pesquisador 1A do CNPq.

ORIENTADORES: É aspecto primordial da filosofia do programa e ponto inexorável para a coordenação, que um programa de pós-graduação stricto sensu só tem sentido de existir se o mesmo gerar produção de conhecimento e produção científica que atenda aos critérios internacionais de qualidade. Assim, os alunos ao ingressarem no programa irão assinar um documento em que tomam ciência de que a autorização para defesa de tese só acontecerá se o orientador e o aluno apresentarem à coordenação carta de aceite de artigo científico, referente ao tema da tese, por revista científica com corpo editorial, de circulação internacional, indexada no PubMed, e onde conste o nome do pós-graduando e do orientador. Além disso, todos os professores orientadores deverão ter no mínimo 2 artigos científicos publicados a cada 3 anos, referentes ao(s) tema(s) de sua(s) linha(s) de pesquisa. Também, é obvio que os orientadores deverão demonstrar reconhecimento científico pelos seus pares em sua área de atuação, referendados por captação de recursos em agências oficiais, bolsas de produtividade em pesquisa, assessoria e pareceres a agências oficiais de fomento à pesquisa, membros de corpo editorial e revisores “ad-hoc” de revistas internacionais indexadas, participações e apresentações em congressos e jornadas científicas na sua especialidade. Os orientadores que não cumprirem com estas exigências serão descredenciados e só voltarão a orientar depois de cumpridas as exigências.

Uma parcela significativa dos pesquisadores envolvidos no programa tem obtido significativo fomento à pesquisa através de agências oficiais, sendo alguns bastante importantes, como o PRONEX (Programa de Núcleos de Excelência), Projeto Clínico FAPERJ e o Programa NEOPLASIAS (CNPq).

Os professores do PG-FISIOCIRURGIA possuem importante associação intra e inter institucional, inclusive com diversas instituições no exterior. A colaboração é oficial, inclusive com acordos assinados entre as instituições. A seguir citam-se alguns acordos: Serviço de Urologia. Hospital Municipal Souza Aguiar, Rio de Janeiro, Brasil, Departamento de Morfologia, Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro, Brasil, Departamento de Nutrição, (UFF), RJ, Brasil, Divisão de Medicina Experimental, Instituto Nacional do Câncer (INCa), Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Divisão de Urologia, Universidade de São Paulo (USP) e Laboratório de Patologia Cirúrgica e Molecular, Hospital Sírio e Libanês, SP, Brasil, Instituto de Biofísica, (UFRJ), RJ, Brasil, Division of Urology, Basic Research Section, Stanford University, California, USA, Institute of Basic and Applied Biology, University of Caen Basse, Normandie, France, Department of Comparative Medicine, College of Veterinary Medicine, University of Tennessee, Knoxville, Tennessee, USA.

HOME